Gerenciamento de Projetos é a aplicação de conhecimentos,
habilidades, ferramentas e técnicas nas atividades do projeto a fim de
atender aos seus requisitos. Ele pode ser melhor explicado através dos
processos que o compõem, que podem ser reunidos em cinco grupos de
processos - Iniciação, Planejamento, Execução, Controle e Encerramento –
e em nove Áreas de Conhecimento - Gerenciamento da Integração do
Projeto, Gerenciamento do Escopo do Projeto, Gerenciamento do Tempo do
Projeto, Gerenciamento dos Custos do Projeto, Gerenciamento da Qualidade
do Projeto, Gerenciamento dos Recursos Humanos do Projeto,
Gerenciamento da Comunicação do Projeto, Gerenciamento dos Riscos do
Projeto e Gerenciamento de Aquisições do Projeto.
A equipe do projeto gerencia os trabalhos envolvidos nele, que geralmente envolvem:
- Balanceamento de demandas conflitantes do escopo, tempo, custo, risco e qualidade do projeto;
- Satisfação de diferentes interessados (stakeholders) com diferentes necessidades e expectativas;
- Alcance dos requisitos estabelecidos.
O termo Gerenciamento de Projetos é às vezes utilizado para descrever
uma abordagem organizacional ao gerenciamento de operações rotineiras.
Essa abordagem trata muitos aspectos das operações rotineiras como
projetos a fim de aplicar as técnicas de Gerenciamento de Projetos a
elas, o que também é chamado de gerenciamento por projetos. Os principais programas são MS PROJECT e EXCEL.
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