segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Redes e Escritórios de Engenharia.

   Todo escritório de engenharia precisa de uma rede para unir diferentes membros de vários lugares com objetivos de que se estabeleçam como comuns, interconectando ações e projetos. 
   Redes são topologias físicas e lógicas que permitem que dois ou mais computadores possam compartilhar suas informações entre si. A topologia física pode ser em forma de anel, de estrela, linear e híbrida.
  •   A rede anel não tem servidor, onde apenas uma maquina envia informações, tem baixo custo e desvantagem para ampliar a rede, pois sua eficiência diminui quando aumenta a quantidade de maquina.
  •   A rede estrela é um tipo de conexão feito através de um nó central que exerce controle central sobre a comunicação. Possui um servidor e um concentrador, caso alguma maquina pare de funcionar, o sistema continuará.
  • A rede linear é um tipo de conexão, onde as estações são conectadas através de um cabo de cobre (coaxial ou par trançado), com difusão da informação para todos os nós.
  • A rede híbrida é um conjunto de todas as topologias juntas, seu custo é mais alto e sua implementação se deve ao aumento de dispositivo.
  Para construir uma rede é necessário ter microcomputadores, placa de rede, cabo e segurança. Para manter a segurança da rede no escritório de engenharia podemos utilizar estabilizador, no break, servidor secundário, filtro de linha, aterramento, entre outros.
   As redes podem ser classificadas em LAN (Local Área Network), MAN (Metropolitan Area Network) e WAN (Wide Área Network).

  • LAN é um tipo de rede que liga computadores próximos, que normalmente estão em um mesmo prédio ou, no máximo, entre prédios próximos e podem ser ligados por cabos de rede. Como por exemplo: Redes de computadores das empresas de Engenharia.
  • MAN é um tipo de rede entre diferentes bairros, suportando simultaneamente a comunicação de dados, de voz e de imagem através de um único meio físico que deverá ser a fibra ótica.
  • WAN é uma rede de comunicação de dados a distância que geralmente utilizam recursos fornecidos pela empresa telefônica local, satélite, microondas ou uma rede uma rede pública de dados que é administrada na maioria das vezes por uma empresa estatal.
  Cada microcomputador possui um sistema operacional e são ligados através de cabos. O sistema operacional tem como objetivo gerenciar dispositivos, gerenciar memória e gerenciar dados. A Combinação de mídias de transmissão com a topologia da rede pode ser através do cabo coaxial, par trançado fibra ótica.
  • O cabo coaxial é semelhante aos usados em TV, consiste em fio de cobre isolado e de grande espessura, que pode transmitir um volume maior que o par trançado.
  • O par trançado possui meio de transmissão mais antigos que os fios de cobre. A taxa de giro é parte de especificação de certo tipo de cabo. Quanto maior for o número de giros, mais ruído é produzido para a transmissão telefônica.
  • A fibra ótica possui um meio de transmissão mais moderna, onde não sofre interferência eletromagnética, o núcleo é feito de vidro ou plástico e é recoberto por uma camada de baixo índice de refração, cada raio reflete em um ângulo diferente, ou seja, cada raio tem um modo, possui fibras com vários modos são chamadas multimodo, entre outros.
Os escritórios de engenharia possuem grandes vantagens com as redes, pois economizam tempo e ganham um enorme desempenho com a eficiência das redes.
0 comentários:

Nenhum comentário:

Postar um comentário